Motociata no Agreste: Bolsonaro cumpre agenda em Pernambuco neste sábado (17)

Por Cristiano Rodrigues 17/09/2022 - 08:51 hs

O presidente Jair Bolsonaro (PL) volta a Pernambuco, neste sábado (17), para cumprir agenda de campanha na Região Agreste. Ele desembarca, às 8h30, no Aeroporto Oscar Laranjeiras, em Caruaru, de onde seguirá, de helicóptero, até o Moda Center, maior centro atacadista de confecções do Brasil com mais de 10 mil pontos comerciais, em Santa Cruz do Capibaribe.

Bolsonaro cumprirá todos os compromissos acompanhado dos candidatos a governador Anderson Ferreira e a senador Gilson Machado, ambos do PL, apoiadores e apoiados pelo presidente em Pernambuco. A Capital da Sulanca não foi escolhida por acaso pelo presidenciável. Nas eleições de 2018, Santa Cruz do Capibaribe foi o único município pernambucano a garantir a ele vitória contra Fernando Haddad, o então candidato do PT. 

Na época, com quase 106 mil habitantes, Santa Cruz do Capibaribe, terceira maior cidade da Agreste pernambucano, deu a Bolsonaro 53,83% dos votos, enquanto o candidato petista ficou com 46,17%, no segundo turno. A vitória de Bolsonaro no município, no entanto, foi menor do que no primeiro turno, quando ele foi mais votado, com 45,64% contra 26,24% de Haddad.

O presidente deve fazer um discurso, por volta das 10h, no Moda Center, local de concentração de uma motociata, que sairá de lá com destino ao Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, o Pátio do Forró, em Caruaru, onde está programado outro discurso dele. O roteiro deve ser o mesmo que Bolsonaro fez no São João do ano passado, quando esteve na capital do forró: pela BR-104, passando por Toritama. 

Por volta das 13h30, Bolsonaro segue para Garanhuns (terra natal de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, que nasceu no hoje município de Caetés, à época um distrito de Garanhuns). Lá, o presidente participará da Marcha por Jesus, marcada para às 15h, com saída do Relógio das Flores, cartão postal da cidade. 

O evento é estratégico na agenda do candidato por conta do interesse dele de reforçar a defesa que faz das bandeiras conservadoras e cristãs. Além da Marcha por Jesus, Bolsonaro capitalizará outro evento religioso da cidade: o Festival Viva Jesus, também voltado ao público cristão, que começou na última quarta-feira e termina neste domingo, na Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos, no bairro São José. 

Criado com o intuito de estimular o turismo religioso no município, o Festival Viva Jesus é uma iniciativa da Secretaria de Cultura de Garanhuns, que tem como prefeito Sivaldo Albino (PSB), apoiador da candidatura de Lula. O local do festival, ponto de chegada da Marcha por Jesus, fica a quase três quilômetros do Relógio das Flores. 

De Garanhuns, Bolsonaro segue de helicóptero para o Recife, de onde embarca para o funeral da Rainha Elizabeth II, na Inglaterra.