Falso: beber água com limão em jejum desintoxica e ajuda a emagrecer

Há muito tempo, é comum achar influenciadores digitais apresentando a receita como uma maneira simples e fácil de perder peso

Por Cristiano Rodrigues 27/08/2022 - 09:53 hs

Basta uma rápida busca na internet para achar relatos de influenciadoras digitais que dizem ter emagrecido ao tomar água com limão espremido em jejum matinal. Os efeitos desintoxicantes da mistura seriam o impulsionador da perda de peso. No entanto, trata-se de um mito que se dissemina há bastante tempo.

Primeiro, é preciso entender que a ideia de fazer detox com chás e sucos ou até mesmo dietas é equivocada, segundo um documento elaborado pela Associação Dietética Britânica.

"Se o corpo humano realmente acumulasse muitas toxinas, então nos sentiríamos doentes. O conceito de dietas de desintoxicação é irracional e não científico. [...] As dietas de desintoxicação são mitos de marketing e não realidade nutricional. Eles soam como um grande conceito e seria fabuloso se realmente entregassem tudo o que prometeram."

O médico nutrólogo Daniel Magnoni, presidente do Imem (Instituto de Metabolismo e Nutrição), acrescenta que tomar água com limão não faz mal, mas também não faz bem.

"É um hidratante e tem um pouco de limão, um pouquinho de vitamina C. Não tem nenhuma fibra. Quais benefícios pode trazer além disso? Nenhum. A água em si com limão não tem atividade diretamente relacionada à função intestinal, além da própria função da água. Esse monte de limão não é nada em termos de fornecimento de vitamina C e nem de antioxidante. Em relação a emagrecer, aí as coisas pioram, porque água com limão não ajuda a emagrecer de forma alguma."

As propriedades antioxidantes de alguns alimentos podem ser benéficas para prevenir arteriosclerose, hipertensão, diabetes e obesidade, por exemplo. Mas isso não é obtido somente com água com limão, reitera o médico.

"Antioxidante seria uma mescla de frutas, suco de frutas, em que nós teríamos muito antioxidantes relacionados a várias funções, e o consumo regular durante a vida toda teria algum benefício."

Um possível ganho da água com limão em um contexto de perda de peso seria utilizá-la como um substituta para bebidas industrializadas, como refrigerantes, por exemplo.

O consumo regular de água é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo em qualquer época do ano. Especialistas recomendam que temos que beber entre 0,3 ml e 0,5 ml de água por cada 1 kg de peso.  Dessa forma, uma pessoa com 60 kg deve ingerir diariamente entre 1,8 l e 2,1 l.

O processo de perda de peso consiste essencialmente em uma alimentação equilibrada e na prática de exercícios físicos. A privação de calorias é apontada pela Associação Dietética Britânica como algo negativo.

"Na verdade, quando você priva seu corpo de calorias, seu corpo começará a acumular substâncias químicas chamadas cetonas. Esses produtos químicos podem resultar em náusea, desidratação, fraqueza, tontura e irritabilidade. Além disso, uma falta prolongada de proteína faz com que seu corpo quebre seus próprios músculos e pode comprometer seu sistema imunológico."

*Jornal Pernambuco - O tempo todo com você!