Polícia Federal de Pernambuco deflagrou a fase ostensiva da Operação Curica; confira a reportagem

Por Cristiano Rodrigues 09/08/2022 - 17:17 hs

A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou na manhã de hoje (09/08/2022) a fase ostensiva da investigação denominada Operação Curica, com a finalidade de dar cumprimento a 14 mandados de busca e apreensão, 09 mandados de prisão temporária, além do sequestro de bens móveis e imóveis, nas cidades de Recife/PE, Serra Talhada/PE, Sorocaba/SP e Campo Grande/MS. 

A investigação da Polícia Federal, iniciada no final do ano de 2020, apura as ações de um grupo criminoso comandado por um suposto empresário pernambucano do ramo de hotéis, motéis e postos de combustíveis, especializado na prática de crimes de usura (agiotagem), pistolagem e de lavagem de dinheiro.

Durante a fase sigilosa da apuração, identificou-se que somente nos últimos cinco anos o grupo criminoso movimentou cerca de R$ 130.000.000,00 (centro e trinta milhões de reais) por meio de contas bancárias de seus integrantes e de terceiras pessoas cooptadas com essa finalidade (laranjas), sem qualquer comprovação da origem lícita dos valores. Também foram identificadas diversas pessoas jurídicas criadas pela organização com a única finalidade de facilitar a lavagem dos valores obtidos com as práticas ilícitas.

Dentre os principais envolvidos nas ações criminosas do grupo investigado, foram identificados um militar do Exército Brasileiro e um Policial Federal, ambos alvos de mandados de busca e apreensão, em seus principais endereços, e de prisão temporária. Durante o cumprimento das ordens judiciais nesta data a Polícia Federal apreendeu veículos, valores em espécie, cheques bancários, equipamentos de informática, armas de fogo, joias e bens de luxo.

*Assista o JPTV AO VIVO - Clique aqui