Confira o que abre e o que fecha no feriadão de 12 de outubro no Grande Recife

Dia de Nossa Senhora Aparecida é celebrado na terça-feira (12) e altera o funcionamento de diversos serviços no em vários municípios da região.

Por Cristiano Rodrigues 11/10/2021 - 19:26 hs

O feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida, celebrado na terça-feira (12), altera o funcionamento de serviços, comércio e órgãos do Grande Recife. Alguns locais não abrem e emendam o final de semana com a data festiva. Outros locais adotam horários especiais.

No Recife, a vacinação contra a Covid-19 segue normalmente, com agendamento pelo site ou aplicativo Conecta Recife. Atualmente, a cidade vacina toda a população acima de 12 anos e aplica dose de reforço em idosos, pessoas imunossuprimidas e profissionais de saúde.

Em Paulista, a vacinação contra a Covid acontece em quatro pontos na terça (12): no Atacadão e no drive-thru do Parque Aurora, ambos no Centro; no Shopping Norte, no Janga; e no drive-thru da PE-22, no antigo núcleo BPRV, próximo ao trevo que dá acesso a Maria Farinha.

Em Olinda, na terça-feira (12), a prefeitura suspendeu a vacinação contra Covid. Inicialmente, o município ia realizar em dois pontos a imunização.

Em Jaboatão dos Guararapes, a vacinação contra a Covid-19 no sábado (9) é realizada até 14h. No domingo (10), segunda (11) e terça (12) a imunização será suspensa.

Em Ipojuca, a vacinação será suspensa no sábado (9) e domingo (10), mas segue normalmente a partir da segunda (11). Igarassu não terá vacina contra a Covid-19 em nenhum dia do feriadão.

Em Itamaracá, a vacinação contra a Covid no feriadão será feita apenas no posto de saúde do bairro da Baixa Verde, das 8h às 12h.

O Plano de Convivência com a Covid-19, em vigor no estado, permite a abertura de bares e restaurantes até 1h e eventos com até 2,5 mil pessoas ou 50% da capacidade do local, desde que o público esteja com as duas doses da vacina ou uma dose e teste negativo para a doença.

Na segunda (11), haverá expediente normal nas repartições públicas estaduais. No feriado, bancos e repartições públicas não funcionam e o comércio tem horário especial. Confira:

Comércio e shoppings

As lojas de rua funcionam de forma facultativa na terça-feira (12), das 9h às 17h, segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

Os shoppings da Região Metropolitana adotam horários especiais para a terça-feira (12). Confira abaixo:

Horários dos shoppings no Grande Recife

Local Sábado (9) Domingo (10) Segunda-feira (11) Terça-feira (12)
Shopping Tacaruna 10h às 22h 12h às 21h 10h às 22h 12h às 21h
Shopping Recife 10h às 22h 12h às 21h 10h às 22h 12h às 21h
Shopping ETC 9h às 19h 12h às 18h 9h às 19h 12h às 18h
RioMar Shopping 10h às 22h 12h às 21h 10h às 22h 12h às 21h
Plaza Shopping 10h às 22h 12h às 21h 10h às 22h 12h às 21h
Shopping Boa Vista 9h às 21h 11h às 19h 9h às 21h 11h às 19h
Patteo Olinda 9h às 22h 12h às 21h 9h às 22h 12h às 21h
Camará Shopping 10h às 22h 12h às 21h 10h às 22h 12h às 21h
Costa Dourada 10h às 22h 10h às 22h 10h às 22h 10h às 22h

Detran

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran) informou que as unidades de atendimento localizadas nos shoppings, nos Expressos Cidadão, nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e a sede não abrem na terça-feira (12).

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) informou que atua em regime de plantão na segunda-feira (11) e na terça-feira (12). Nos dois dias o atendimento é feito de maneira remota apenas para demandas de urgência de 1° e 2° graus, de caráter cível e criminal. O horário de funcionamento é das 13h às 17h, para serviços como habeas corpus, mandados de segurança e medidas cautelares.

Os e-mails e contatos dos juízes, tanto das varas do interior do estado, quanto da capital pernambucana, podem ser conferidos no site do tribunal.

Prefeitura do Recife

A prefeitura do Recife informou que alguns serviços serão suspensos ou terão horário especial nos dias 11 e 12 de outubro. O edifício-sede da Prefeitura do Recife estará fechado. As atividades na sede do Executivo Municipal voltam a acontecer normalmente na quarta (13).

Os equipamentos culturais terão programação especial para comemorar a data, quando também é celebrado o Dia das Crianças.

Saúde

Mesmo com o ponto facultativo, a vacinação contra a Covid no Recife ocorre normalmente nos 26 pontos de vacinação disponibilizados.

A maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas e reabrem na quarta (13). Apenas as Upinhas Governador Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério, Dr. Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição, Vila Arraes, na Várzea, Profº. Dr. Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo, e Profª. Dra. Fernanda Wanderley, na Linha do Tiro, vão funcionar durante o feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas.

Também vão funcionar, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho, na Campina do Barreto, Agamenon Magalhães, em Afogados, Barros Lima, em Casa Amarela, e Arnaldo Marques, no Ibura, além do Hospital Pediátrico Helena Moura, na Tamarineira.

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, estará com seus serviços ambulatoriais suspensos durante o feriadão, mas continuará realizando partos de risco e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas.

O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima, em Casa Amarela,, Professor Bandeira Filho, em Afogados, e Arnaldo Marques, no Ibura.

Para a vacinação antirrábica e antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, funcionará, das 8h às 12h, para os munícipes do Recife. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na quarta-feira (13). O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

Hospital veterinário

O Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (HVR) não funcionará. Os atendimentos de consultas eletivas e de urgência e emergência, castrações e exames retornarão às atividades normalmente na quarta (13), das 7h às 18h. O HVR fica situado na Av. Prof. Estevão F. da Costa, S/N, no bairro do Cordeiro.

Turismo

A Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará montada tanto no domingo (10) quanto na terça (12). O percurso estará disponível das 7h às 16h.

Mercados públicos

Os mercados públicos do Recife funcionarão das: 6h às 18h na segunda (11) e das 6h às 13h na terça (12).

Empregos

As Agências de Emprego e Salas do Empreendedorismo do Recife não terão atendimento ao público na segunda (11) e terça-feira (12). Os serviços retornam na quarta (13) nos Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, Dom Helder Câmara, no Coque, Ariano Suassuna, no Cordeiro, e no edifício sede da Prefeitura [Sala do Empreendedorismo]. Os agendamentos, entretanto, podem ser feitos normalmente pelo site para os dias disponíveis, das 9h às 17h.

Trânsito

Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e a quem desejam recorrer das multas serão suspensos. Vão funcionar normalmente os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização pelos agentes de trânsito, assim como o teleatendimento 24h, por meio do 0800.081.1078.

A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na quarta (13), das 8h até as 13h, por meio de agendamento prévio no site.

Assistência social

Os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP) não vão funcionar. O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não funcionarão.

No feriado, vão funcionar apenas o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José; e o Naíde Teodósio, em Santo Amaro, permanecem com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas.

Compaz e bibliotecas

Os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e Dom Helder Câmara terão o horário de funcionamento diferenciado no fim de semana.

O Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, o Ariano Suassuna, no Cordeiro e o Compaz Dom Helder Câmara, no Coque, funcionarão no sábado (9) e estarão fechados no domingo (10), segunda (11) e terça (12). No Ariano, o Centro de Vacinação continua funcionando normalmente de segunda a domingo, mesmo no feriado.

Já o Compaz Miguel Arraes, na Caxangá, funcionará no sábado (9) e domingo (10) e estará fechado na segunda (11) e terça (12). As Bibliotecas Populares de Casa Amarela e Afogados estarão fechadas para o público de sábado (9) à terça-feira (12). Os equipamentos retornarão às suas atividades normais na quarta (13).

Procon

Na segunda (11), não haverá atendimento no Procon Recife, na Boa Vista, e também em suas unidades que funcionam no Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, e Compaz Dom Helder, no Coque.

Na quarta (13), o atendimento volta a funcionar normalmente. Denúncia deve ser realizada no Portal do Procon Recife ou enviada para o e-mail denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br.

Academia Recife

Todas as unidades irão funcionar no sábado (9), apenas no horário da manhã, das 6h às 10h e estarão fechadas na segunda (11) e terça (12).

Cultura

O Paço do Frevo, no Bairro do Recife, e o Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, vão abrir as portas no feriado para uma programação especial na terça (12), a partir das 10h30.

No Teatro do Parque terá, entre a terça (12) e a sexta (15), o Animage - Festival Internacional de Animação de Pernambuco. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão.