Cuidado onde clica: golpe pede regularização do CPF por SMS e link rouba dados do cidadão

Por Cristiano Rodrigues 14/09/2021 - 19:20 hs

Um novo golpe chama a atenção das autoridades, que alertam para cuidados na hora de clicar em links. Dessa vez, os criminosos enviam um link malicioso para o cidadão, por meio de SMS, informando a necessidade de regularização do CPF. 

Quando a pessoa clica no link, os criminosos extraem informações pessoais. A Receita Federal do Brasil (RFB) afirma que o link não tem nenhuma vinculação com a entidade. 

O golpe é aplicado para extrair o número de CPF das vítimas para eventuais crimes financeiros. 

Orientação
Segundo a Receita, em caso de o CPF estar desregularizado, o cidadão pode entrar no site do órgão e acessar a aba "Meu CPF" e lá, encontrará toda a orientação de como regularizar a situação. 

Depois disso, é preciso clicar em “Consultar CPF” para ter conhecimento da situação cadastral. Será preciso informar o número do CPF e a data de nascimento. 

Segundo a RFB, o comprovante gerado não fornece informações sobre a situação econômica, financeira ou fiscal do titular do CPF, limita-se tão somente a comprovar a situação cadastral no CPF.

Imposto de Renda
Caso o CPF esteja como pendente de regularização, por falta de entrega da Declaração do Imposto de Renda, é importante que o cidadão acesse o e-CAC da RFB, gerando um código de acesso e cadastrando uma senha, com a utilização dos números dos recibos de suas declarações anteriores de imposto de renda.

Você está no Jornal Pernambuco, o número 1 em notícias!