Wi-Fi 6E: tecnologia que promete revolucionar conexões está mais próxima

Por Cristiano Rodrigues 07/01/2021 - 21:21 hs

O Wi-Fi está pronto para receber a maior atualização dos últimos 20 anos. O ano de 2021 deverá ser palco de diversos novos celulares, notebooks, TVs e roteadores equipados com a tecnologia Wi-Fi 6E, expandido a conexão sem fio atual em até 4 vezes.

Desde abril de 2020, a Federal Communications Commission (FCC) abriu essa nova faixa de espectro nos Estados Unidos. Com isso, a Wi-Fi Alliance — grupo de toda a indústria que supervisiona o Wi-Fi — anunciou recentemente que está certificando a primeira onda de produtos com suporte para a tecnologia.

Basicamente, os dispositivos Wi-Fi existentes operam em duas bandas de espectro: 2,4 GHz e 5 GHz. O Wi-Fi 6E adiciona uma terceira banda (6 GHz), praticamente quadruplicando a quantidade total de ondas usadas para a conexão sem fio convencional.

Isso não só permitirá mais conexões e maior velocidade, como também poderá diminuir interferências. Como o Wi-Fi 6E tem mais largura de banda disponível, há menos chances de que você e seus vizinhos “lutem” pelas mesmas ondas de rádio.

Segundo a IDC, dispositivos como celulares, PCs e laptops com suporte ao Wi-Fi 6E devem chegar ao mercado nos primeiros meses de 2021. Inclusive, a Samsung planeja incorporar a tecnologia em seus próximos smartphones da linha Galaxy S21, graças ao processador Snapdragon 888 5G que é compatível com a nova tecnologia.

Já TVs e aparelhos de realidade virtual (VR) deverão ser anunciados até o meio do ano.